Receba Informações Valiosas Sobre Grafologia

Como a grafologia pode ser utilizada como ferramenta assertiva nas escolas?


Segundo João Bosco, autor do livro “Grafologia”, a escrita é similar à impressão digital de um indivíduo. Assim como é impossível que duas pessoas possuam a mesma digital, é impossível que dois indivíduos tenham a mesma caligrafia. Esta é a premissa da grafologia, que revela o que cada indivíduo tem de uma forma exclusiva e única! Mas e no contexto das escolas, como esta ferramenta pode ser utilizada a favor de gestores, educadores e coordenadoria para identificação de singularidades dos seus alunos, assim como suas tratativas? Vem com a gente que vamos contar um pouco mais neste artigo.

O que é Grafologia?

Grafologia é o estudo feito sob a escrita manual de um indivíduo, em especial sobre sua personalidade. Você provavelmente já deve ter reparado em filmes de ação alguém, normalmente um policial, estudar uma caligrafia para tentar identificar um criminoso. Isso ocorre, pois, a partir da escrita é possível identificar por exemplo a personalidade de uma pessoa, assim como determinadas peculiaridades. No mundo do crime, a identificação se um suspeito é canhoto ou não, por exemplo, pode ser fator determinante para identificá-lo como culpado ou inocente.

Recentemente exploramos detalhes sobre o que é grafologia, como funciona e seu ponto de vista científico . Vale a pena se aprofundar um pouco mais.

Como é possível identificar particularidades de alunos a partir da escrita?

O cérebro é o responsável pela forma como escrevemos, sendo o comandante dos músculos motores durante a ação. Assim, os grafólogos confirmam que a mente tem a capacidade de projetar características pessoais na escrita.

Na grafia tudo é estudado, desde a pressão da escrita, formato da letra, até a formatação do texto, para chegar a um resultado coerente e satisfatório, o qual indicará traços específicos da personalidade de uma pessoa. Analisada sob aspectos como formato e ângulos das letras, inclinação, pressão e disposição no papel e até pela distância entre as frases, a técnica ajuda a revelar o modo como um indivíduo se relaciona, toma suas decisões, lida com frustrações e vitórias, e muitas outras características que são capazes de traçar sua personalidade.

A maneira como foi desenhada a letra também revela o tipo de personalidade do indivíduo, pois cada pessoa expressa um traçado peculiar ao escrever. Porém, importante destacar que um elemento isolado da escrita não é suficiente para determinar uma análise precisa. Para chegar aos resultados, é preciso combinar os signos. Além disso, é bom lembrar que a sua letra também se modifica ao longo do tempo e a análise deve ser realizada por um profissional gabaritado.

Quais características dos alunos são possíveis identificar com a grafologia?

Muito utilizada por empresas para processos seletivos, diagnóstico organizacional e desenvolvimento de pessoas, a ferramenta ainda é pouco explorada no Brasil em outros segmentos, como escolas que podem utilizá-la como fonte valiosa para identificação de distúrbios comportamentais, tensão emocional, dificuldade cognitiva, uso de álcool e drogas, na orientação vocacional e na averiguação de autenticidade de documentos, bem como estratégia de autoconhecimento.

Além disso, é possível identificar características comportamentais e de personalidade das pessoas, como caráter; relacionamento interpessoal; capacidade de organização e liderança; maturidade; inteligência, entre outros.

Fique atento às oportunidades de especialização em grafologia disponíveis na internet

Segundo especialistas grafólogos, são necessárias cerca de 20 linhas de texto para traçar o perfil completo de uma pessoa já que é preciso assegurar a análise das letras, que podem se reforçar ou se contradizer.

Lembrando que a superficialidade no processo de aprendizagem na Grafologia estimula os erros. O estudo grafológico é um constante aprofundamento no conhecimento do ser humano. Aqui na Grafologia Brasil não damos aula só sobre escrita, falamos sobre comportamento humano de uma maneira geral. É um universo extenso, com muitos pontos a serem considerados para que a técnica seja trabalhada em sua essência!

Cuidado com as promessas do mercado, não se iluda! Converse com alunos das escolas que pretende ingressar e entenda o porquê do aprofundamento no tema faz toda a diferença no seu processo de aprendizagem!

Existem testes disponíveis na internet que não fazem muito sentido já que são necessárias o maior número possível de informações para obter uma compreensão assertiva. Interpretações do ponto de vista comportamental também só podem ser apresentadas para a própria pessoa.

E aqui vai uma curiosidade sobre este mercado: os peritos na escrita manual são denominados grafotécnicos. Já o especialista em desvendar o que revela ponto mais específicos como o pingo do i, ou a altura em que é cortado o t, é o grafólogo. Este profissional é o responsável por revelar a personalidade de uma pessoa, em especial seu idealismo.

Imagine estudar este universo de maneira profunda e aplicar essa ciência comprovada na escola em que trabalha? Ou você, como pai ou mãe de aluno, saber que a escola em que ele estuda tem essa forte ferramenta como apoio na identificação de características importantes na vida escolar, que pode auxiliá-lo a trilhar um caminhar mais leve?

Próximo Post Post Anterior

Coaching, surpreenda suas entregas de resultados com o suporte da grafologia
Está comprovado que o ato de escrever não é motor…
Saiba Mais